
A árvore de Natal é um dos principais símbolos do Natal. A árvore de Natal simboliza a gratidão da humanidade pelo nascimento de Jesus, e também simboliza esperança, paz, vida e alegria.
A árvore de Natal é o pinheiro, a única árvore que consegue sobreviver ao frio intenso do inverno europeu, continente onde teve origem o uso da árvore de Natal para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.
Alguns estudiosos acreditam que a árvore de Natal começou a ser usada por volta do século XVII, numa província francesa. Já outros, dizem que a árvore de Natal é de origem germânica surgida num rito de adoração ao Menino Jesus.
A árvore de Natal, assim como a simbologia das árvores em geral, é representada por um eixo vertical que une o mundo espiritual, psíquico e material. Por isso, os presentes ficam na base da árvore de Natal.
A árvore de natal tem sido usada ao longo dos séculos pelos cristãos como um dos mais importantes símbolos natalícios, tanto por católicos como por evangélicos, embora entre os últimos alguns considerem tratar-se de uma tradição pagã.
Dia de Montar
Tradicionalmente, a árvore deve ser montada no início do Advento, que é o período de preparação do Natal para os cristãos. O Advento dura quatro semanas, de modo que geralmente as pessoas dedicam o fim do mês de Novembro para montar a árvore e arrumar os enfeites preparando a casa para o dia de Natal.
Estrela da Árvore de Natal
A árvore de Natal é decorada com bolas coloridas, que representam frutos e a fertilidade e luzes, que representam as estrelas. Geralmente, uma estrela de cinco pontas é colocada no topo da árvore de Natal, representando a estrela de Belém, que simboliza a força interior.
A tradição de dar presentes no Natal vem da relação com a visita dos três reis magos ao Menino Jesus, para quem levaram presentes - ouro, incenso e mirra. Os três reis magos conseguiram chegar ao local onde estava Jesus após terem sido guiados pela estrela de Belém.
(Dicionário de símbolos)
Desejamos a todos um dia cheio de Luz!
TREE SPIRITS
Sem comentários:
Enviar um comentário