quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ÂNCORA

A âncora é considerada um símbolo de firmeza, força, tranquilidade, esperança e fidelidade. Assim, ela representa a parte estável do nosso ser, ou seja, aquela que, em meio as tempestades, é capaz de manter a estabilidade dos barcos.
Por vezes, porém, a âncora simboliza o atraso e a barreira, na medida em que se fixa em determinado lugar.
Para os marinheiros, a âncora é o último refúgio, ou seja, a esperança na tempestade e, por esse motivo, simboliza também o conflito entre o sólido (a terra) e o líquido (a água). Diante disso, O conflito precisa ser resolvido para que a terra e a água, juntas, fecundem em harmonia.



Relações Afectivas
O sentido que a âncora carrega de estabilidade e confiança é extensível às relações conjugais e de amizade, haja vista que esse instrumento devolve a esperança nos momentos turbulentos - que pode representar a vida de um casal -, bem como pelo facto de a amizade basear-se no companheirismo e na crença de que a pessoa amiga estará próxima sempre que o amigo estiver em aflição.


Religião
Há uma outra representação que separa a âncora em duas partes: o semi círculo virado para cima (o mundo espiritual) é coroado pela cruz da matéria, que representa a existência real e contínua no mundo material.
Essa combinação cria a cruz da escora, um símbolo oculto da cruz do tempo no qual os cristãos do império romano tiveram que praticar sua religião em segredo por causa das perseguições.


Tatuagens
A tatuagem da âncora é considerada uma tatuagem tradicional.
A âncora pode ser tatuada com a finalidade de um amuleto ou para homenagear alguém considerado uma âncora na vida de outra pessoa. Entre casais, por exemplo, pode ser escolhida como um símbolo do companheirismo e fidelidade de ambos.
(Dicionário de símbolos)


Desejamos a todos um dia cheio de Luz!
TREE SPIRITS

Sem comentários:

Enviar um comentário