sábado, 28 de novembro de 2015

PLANTA DO DIA : ROSA MOSQUETA

A rosa mosqueta é uma planta medicinal também conhecida como rosa-canina, rosa, rosa-selvagem, rainha-das-flores, rosa-silvestre, rosa-de-cão e o seu nome científico é ROSA RUBIGINOSA AFFINIS e pode ser adquirida em ervanarias.
As suas propriedades são de acção adstringente, afrodisíacas, antibacteriana, antidepressivo, anti-inflamatório, anti-séptico, antiespasmódicas, antivirótico, aromático, carminativo, diuréticas, expectorante, laxante, nutritivas, sedativas, tônico renal e tônico sanguíneo.
A rosa mosqueta está indicada no tratamento de amenorreia, amigdalite, ansiedade, cansaço, catarro, colesterol alto, cólicas, conjuntivite, contusões, depressão, diarreia, dismenorreia, pele seca, raiva, tensões musculares e vertigens.
As partes utilizadas são as flores, sementes, folhas e frutos para fazer chás, infusões, decoção e óleos essenciais.
Chá de rosa mosqueta : adicionar uma ou duas colheres de chá de flores ou folhas picadas numa chávena com água a ferver e deixar descansar 5 a 10 minutos e beber 2 a 3 vezes por dia.
Os efeitos colaterais prendem-se com o aumento de absorção de ferro por parte do organismo, assim sendo pessoas com anemia falciforme e com excesso de ferro no organismo, devem ter cuidado na ingestão da planta.

Obrigada pela vossa atenção e que tenham um dia cheio de luz.
TREE SPIRITS

Sem comentários:

Enviar um comentário