segunda-feira, 19 de outubro de 2015

AROMATERAPIA : ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são extraídos de plantas, flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas e, posteriormente misturados com outras substâncias - caso do óleo, álcool ou loção - o que permite a sua utilização de forma prática. Executado por profissionais especializados, o método de extração é um processo moroso e caro : são necessários 100 quilos de pétalas de rosas para produzir 5 colheres de chá de óleo essencial.
Um processo que também encarece o produto final, no entanto, e como se utilizam poucas gotas de cada vez e os efeitos são altamente eficazes, o investimento é considerado válido.
Utilizados a solo ou misturados mais que uma variedade, os óleos estão divididos em três categorias, ou seja, conforme as suas notas ou índice de evaporação.
Óleo de nota elevada : os mais estimulantes e revigorantes, têm um aroma forte, mas o seu o perfume dura apenas entre 3 a 24 horas. Alguns exemplos são o basílico, bergamota, salva, coentros, eucalipto, laranjeira-amarga, hortelã-pimenta e tomilho.
Óleo de nota média : actuam ao nível das funções corporais e metabólicas e, embora menos potentes, a sua fragrância só evapora passados 2 a 3 dias. Alguns exemplos são a erva-cidreira, camomila, funcho, gerânio, hissopo, junípero/ zimbro, lavanda e alecrim.
Óleo de nota baixa : o seu aroma doce e calmante, têm efeitos relaxantes no corpo e é a fragrância que mais tempo dura, até uma semana. Alguns exemplos são o cedro, cravinho, gengibre, jasmim, rosa e sândalo.

Obrigada pela vossa atenção e que tenham um dia cheio de luz.
TREE SPIRITS

Sem comentários:

Enviar um comentário